Topo

Unidade de Tecnologia da Informação e Comunicação

ADMINISTRADOR DE REDES

 

 

Informações do Curso


Nome do Curso: Administrador de Redes

Carga Horária: 104 Horas

Valor: R$1.400,00

Justificativa: A demanda por serviços de redes e internet aumenta a cada ano , com novos sistemas informatizados, que necessitam cada vezmais de recursos e serviços centralizados e disponíveis na intranet, internet e extranet. Esse aumento no fluxo de informações e a evolução da tecnologia, fez com que as empresas passassem a investir na modernização de suas redes locais de computadores para aumentar a eficiência dos processos organizacionais a fim de proporcionar novos e inovadores serviços aos clientes, reduzindo assim os custos.

Em 2011, segundo dados da IDC Research, Inc. solicitados pela Cisco do Brasil , havia um déficit de 39,9 mil profissionais de redes e infraestrutura no país, esse número aumentou para 117,2 mil profissionais em 2015, revelando um cenário caótico, onde todos os setores e níveis são atingidos direta ou indiretamente. O administrador de redes possui papel fundamental no desenvolvimento de soluções tecnológicas para redes de computadores de forma a implementar e administrar o projeto e manter ativos os serviços. O cenário educacional apenas confirma a necessidade de reverter esse panorama caótico, a cada ano formam-se no país em torno de 22 mil profissionais, sendo que a demanda é de pelo menos 40 mil profissionais ao ano em tecnologias da informação e comunicação.

Por meio da formação nessa área, os futuros profissionais têm a tarefa de desenvolver soluções que se adaptem a realidade de cada organização, levando em consideração tecnologias, legislação e orçamento vigentes.

Objetivo geral:

• Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.

Objetivos específicos:

• Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo;
• Estimular, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos;
• Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas;
• Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem;
• Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.

Perfil Profissional: O Administrador de Redes é o profissional que implanta, administra e documenta rotinas e projetos de rede, controlando os níveis de serviço de sistemas computacionais. Realiza monitoramento de redes, configuração de switches e roteadores wifi, links de dados, servidores de e-mail, arquivos, aplicação, impressão e presta atendimento remoto a usuários. Controla incidentes e problemas no sistema de service desk, cria e mantem ambiente atualizado, inventariado e organizado.

Trabalha em equipe, estabelece relações interpessoais construtivas e compreende o contexto em que está inserido, demonstrando capacidade propositiva e criativa.

Atua em organizações públicas, privadas e de terceiro setor de diversos segmentos que demandem redes de computadores, por meio da prestação de serviços autônomos, temporários ou contrato efetivo.

O profissional qualificado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.

A ocupação está situada no eixo tecnológico Informação e Comunicação, cuja natureza é “comunicar” e pertence ao segmento de Informática.

A seguir estão as competências que compõem o perfil do Administrador de Redes:

• Implantar projetos e administrar redes locais de computadores.
• Planejar e executar a instalação, a configuração e o monitoramento de sistemas operacionais de redes locais (servidores).

Próximas Turmas

Conteúdo do Curso


Implantar projetos e administrar redes locais de computadores (84 Horas): 
• Coordena instalação de ativos e mantém o funcionamento dos serviços de rede com base no projeto.
• Configura ativos de redes, conforme especificações dos fabricantes.
• Documenta a rede física e os ativos de acordo com o projeto.
• Configura a segurança da rede local e de seus ativos baseado na política de segurança da empresa.
• Realiza manutenção em equipamentos de redes locais com a utilização de ferramentas e softwares.
• Monitora serviços de redes segundo as especificações dos fabricantes e necessidades locais.

Projeto Integrador em Administrador de Redes (20 Horas): 
• Adota estratégias que evidenciam as Marcas Formativas Senac na resolução dos desafios apresentados.
• Elabora síntese do Projeto Integrador, respondendo às especificações do tema gerador.
Apresenta os resultados do Projeto Integrador com coerência, coesão e criatividade, propondo soluções inovadoras, a partir da visão crítica da atuação profissional no segmento.
• Articula as competências do curso no desenvolvimento do Projeto Integrador