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Unidade de Tecnologia da Informação e Comunicação

TÉCNICO EM COMPUTAÇÃO GRÁFICA

 

 

Informações do Curso


Nome do Curso: Técnico em Computação Gráfica

Carga Horária: 1000 Horas

Valor: R$4.500,00

Objetivo: Ao oferecer este curso, o Senac-PE visa facilitar o acesso do participante as conquistas cientificas e tecnológicas do segmento, objetivando: Formar técnicos de nível médio em Computação Gráfica de acordo com os princípios norteadores enunciados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico, a saber:

a) independência (interdependência) e articulação com o ensino médio;
b) respeito aos valores estéticos, políticos e éticos;
c) desenvolvimento de competências para a laborabilidade;
d) flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização;
e) identidade dos perfis profissionais de conclusão de curso;
f) atualização permanente dos cursos e currículos;
g) autonomia em seu projeto pedagógico.

Oferecer condições para que o discente desenvolva as competências necessárias e comuns a todo profissional que atua no Eixo Tecnológico Informação e Comunicação de modo a favorecer o diálogo e a interação com os demais profissionais, bem como ampliar sua esfera de atuação;
Possibilitar o desenvolvimento de competências em Informática, em sintonia com as exigências do mundo do trabalho, contribuindo para melhorar as oportunidades de inserção no mercado cada vez mais exigente e competitivo;
Proporcionar condições para que o discente possa continuar construindo, em seu itinerário profissional, conhecimentos e habilidades que possibilitem a flexibilidade nas ações laborais, a Inter comunicabilidade no desenvolvimento de suas atividades, a interação com outros profissionais, o compromisso com os resultados no desempenho de suas atividades, a tomada de decisão para planejamento, concepção e produção dos projetos concebidos.

Perfil Profissional: Profissional com competências para elaborar e implementar projetos de computação gráfica de duas ou três dimensões, utilizando ferramentas de modelagem, ilustração, animação e edição de áudio e/ou vídeo. Capacidade para interpretar, elaborar e dar acabamento final às solicitações de desenhos e gráficos.
Realiza programação visual gráfica e editora textos e imagens. Atua no desenvolvimento de simuladores digitais e maquetes eletrônicas. Aplica as técnicas de computação gráfica na criação de páginas web.
Trabalha seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental

Próximas Turmas

Conteúdo do Curso


Tópicos para vida profissional e em sociedade (24 Horas):
-Etica, Cidadania e Trabalho: Etica no trabalho; Fatores determinantes para qualidade na prestacao de servicos; Relacoes Interpessoais;
Empreendedorismo: caracteristicas, planejamento, execucao e monitoramento. Administracao de conflitos no ambiente de trabalho profissional; Meio ambiente e qualidade de vida; Os recursos naturais renovaveis e nao renovaveis;
-Meio ambiente: Legislacao sobre crimes ambientais; Reciclagem de aluminio, vidro e plastico; Reciclar tambem e sinonimo de economia; Lixo tecnologico; relacionadas à TIC em vigor, e da preservação do meio ambiente, visando uma convivência social harmoniosa.
-Legislacao aplicada a TIC: Crimes eletronicos; O Monitoramento de Emails e a Privacidade na Internet; A Guerra dos E-mails;
Direito Autoral Eletronico; A Certificacao Digital e o Direito; Categorias do Comercio Eletronico.
-Saude e Seguranca no Trabalho: Disposicoes gerais; Inspecao previa; Embargo ou interdicao; Normas reguladoras de seguranca e saude no trabalho; Ergonomia.

Português (32 Horas):
-Elementos da comunicação
-Uso de recursos expressivos, lingüísticos e não lingüísticos nas situações comunicativas
-Elaboração de projeto, tipos e justificativas;
-Redação de cartas pessoais e comerciais.
-Textos dissertativos (leitura silenciosa e oral);
-Análise de textos;
-Compreensão e comentários;
-Expressão oral e escrita valorizando a adequação da linguagem;
-Divisao de texto: Introducao, desenvolvimento e conclusão;
-Destaque de topicos frasais enumerando os parágrafos;
-Tecnicas argumentativas por:citação, comprovação, raciocínio lógico;
-Exposicao de ideias com clareza apresentando opiniões e argumentos pertinentes;
-Coerência e coesão textuais;
-Conotação e denotacao das palavras;
-Definição de Narracao;
-Saude e Seguranca no Trabalho: Disposicoes gerais; Inspecao previa; Embargo ou interdicao; Normas reguladoras de seguranca e saude no trabalho; Ergonomia.

Inglês Instrumental (28 Horas):
Vocabulário técnico usual: ortografia; pronúncia.

História da Arte (24 Horas):
-Introdução;
-A arte e seus conceitos;
-Conceitos de estetica;
-A arte na pre-historia, na antiguidade e nas civilizações antigas
-A arte na idade moderna e na idade contemporanea;
-A arte no Brasil;
-Vanguardas artisticas;
-A importância da arte no desenvolvimento humano
-Teorias artisticas;
-O conhecimento artistico;

Teoria da Cor e Efeitos de Luz e Sombra (36 Horas):
-Teoria da cor. Fundamentos da cor, cor luz e cor mpigmento, sínteses aditiva e subtrativa
-Os sistemas de cor; círculos cromáticos, cores quentes e frias, harmonia das cores
-Aplicação da cor, utilização em impressos, cores de textos, visibilidade, expressão das cores
-Sistema de Munsell e sistema da CIE
- Padroes de cor RGB e CMYK.
-A cor nos processos de produção gráfica; princípios da impressão em cores, cor especial e policromia; escala Europa, sistema Pantone; padrão hexachrome e hificolor
-Noções de gerenciamento da cor.
-Introducao a Luz e Sombra;
-Estrutura de Luz e Sombra;
-Escala tonal
-Sombra Própria e Projetada e a atuação das luzes
-Sombras basicas e avancadas;
-Reflexo
-Luz e sombra em elementos seqüenciais: tempo, espaço e movimento

Comunicação Visual (20 Horas):
-Noções básicas de linguagem visual;
-Elementos da Comunicação Visual: Formas, Cores e Tipologia;
-Estratégias de Comunicação Visual
-Planejamento estratégico para comunicação; Como formular e desenvolver uma mensagem; As melhores formas de usar imagens; A conquista e o direcionamento dos espectadores por meio de um bom design
-Junção de todos os elementos: interação entre som, texto, imagem, cor e filme;

Tratamento de Imagem (52 Horas):
-Desenho de Formas Básicas
-Impressão.
-Tipos de imagens Bitmap
-Paleta de cores (tipos de cores, RGB, CMYK)
-Conceito de montagem com foto e vários elementos
-Formas irregulares;
-Visualização e tipos de seleção;
-Filtros, pinturas de correção e retoques;
-Ajustes de imagens;
-Utilização de máscaras para fusão de imagens
-Recortar imagem
-Ajustar brilho e contraste na imagem;
-Alterar propriedades dos objetos (redimensionar, alterar resolução, rotacionar, espelhar);
-Textos;
-Trabalhar com camadas;
-Capturar e exportar imagens;

Criação de Imagens Vetoriais (52 Horas):
-Preenchimento e contorno dos objetos com cores uniformes
-Visualização de documentos
-Trabalhar com texto
-Conceitos basicos do Illustrator.
-Tipos de imagens vetoriais;
-Instalação de Fontes;
-Efeitos no texto;
-Ferramentas de Desenho;
-Desenho de formas geométricas básicas;
-Paleta de cores RGB
-Manipulação de curvas;
-Preenchimento de objetos com gradientes, padrões, texturas;
-Efeitos em Objetos;
-Importação e Exportação de imagens
-Visualização e configuração das opções de impressão e publicação em PDF;

Diagramação, Arte e Finalização (48 Horas):
Painéis
Workspace
Margens e colunas
Guias
Sangrias
Ferramentas de páginas
Importando e exportando textos
Alinhamento vertical com baseline
Fluxo de textos
Quebras de colunas
Ajustes de kerning e tracking
Importar e editar imagens
Formatos de arquivos para exportação
Exportação do documento
Configuração do documento para impressão.
Área de Trabalho
Trabalhando com camadas
Barra de ferramentas do InDesign
Inserção de objetos em bibliotecas
Numeracao de paginas
Separação em seções
Paginas mestras
Múltiplas paginas mestras
Sobreposicao de elementos
Desenho e edicao de formas diversas
Caixas de textos
Caracteres especiais
Gerenciamento de fontes
Aplicacao e importacao de estilos
Editor de materia
Espaçamento
Fontes capitulares
Tabulacoes e recuos deslocados
Utilizacao das cores na impressao: policromia, grayscale, cor especial; Mostruários de escalas de cores (Pantone e CMYK); Resolução de imagens e vínculos inteligentes
Formato, gramatura e outras configurações do papel; corte e dobra, sign (cores e formatos). Tipografia Montagem de peças gráficas, sangria
Gráfica offset: fotolito, CTP, “boneco”, faca de corte, colagem, dobra, vinco, relevo, serrilha e numeração e plastificação (fosco e brilho)

Projeto de Diagramação (28 Horas):
-Bases das unidades temáticas anteriores.

Princípios de Web Design, Usabilidade e Acessibilidade na Web (28 Horas):
- Disco De Cor
- Psicologia Das Cores
- A Harmonia Das Cores Na Web
- História Da Tipologia
- Linguagem Tipográfica
- Estudo Da Fonte
- Pesquisa E Instalação De Fontes
- Harmonia Entre Fontes E Cores
- Classificação Das Formas
- Pontos Do Layout
- O Layout Do Documento Web
- Dicas Para O Layout
- Definição De Usabilidade
- Avaliação Heurística
- Elementos Básicos De Design E Conceito De Cor
- Sistema E Classificação De Cores
- Conceitos De Formas
- Harmonização Das Formas Para Criar Um Layout
- Definição De Acessibilidade
- Regras Básicas De Usabilidade Na Web
- Guia De Acessibilidade W3c (Wcag)
- Dicas Para Acessibilidade Na Web
- Carding Sort
- Sites Para Testes De Acessibilidade

Elaboração de Layout para sites e Edição de Páginas na Web (48 Horas):
- Modos De Visualização De Uma Página: Code, Split, Design
- Painéis De Propriedade, Insert E Outros Painéis
- Título Do Documento, Títulos E Sub - Títulos Da Página
- Propriedades De Um Texto
- Inserindo Imagens Através Dos Painéis De Inser Ou Files
- Lista Numerada, Lista Com Marcadores, Lista Mista
- Paragrafo De Texto
- Configuracao Do Site
- Propriedades Do Fireworks
- Utilização Das Ferramentas Do Fireworks;
- Seleção E Transformação De Objetos
- Distribuição Do Conteúdo Em Camadas
- Utilização De Propriedades De Texto;
- Aplicacao De Cor, Tracos E Preenchimentos;
- Otimizacao De Imagens;
- Mascaras E Misturas
- Importacao De Objetos;
- Utilizacao De Autoformas;
- Símbolos Para Objetos Reutilizáveis
- Fatias Em Documentos;
- Definição De Links Para Criação De Sites
- Mapas De Imagens
- Exportação De Documentos E Imagens Para Web
- Publicação De Documentos;
- Tabelas (Iniciando Uma Tabela, Editando Uma Tabela, Formatando Uma Tabela)

Linguagens para Web Front End (HTML5 e CSS3) (60 Horas):
- Introdução à construção de Home Pages.
- Trabalhando com TAGS.
- Estrutura do documento HTML.
- Formatacao de textos em HTML.
- Consideracoes sobre graficos.
- Formatos de arquivos.
- Inserindo figuras em uma Home pages.
- Inserindo descrição de imagens
- Definindo molduras e dimensoes.
- Mesclando texto e imagem.
- Espaçamento entre texto e imagem
- Utilizando background.
- Cores em HTML
- Links Externos.
- Usando imagem para acionar um link.
- Criando um link para e-mail.
- Links internos.
- Modificando a cor do link e texto
- Listas.
- Como utilizar listas em HTML.
- Criando tabelas em HTML.
- Colocando titulo na tabela.
- Inserindo dados na Tabela, alinhamento, cabeçalhos, bordas e imagens e cor
- O que são frames
- Elementos de definição de frames
- Construindo um projeto em HTML.
- Sintaxe do CSS;
- Medidas e unidades de CSS;
- Agrupamento de estilos e blocos de declaração
- Heranca e contextualizacao;
- Propriedades de fontes e textos;
- Posicionamentos absoluto e relativo;
- Propriedades de margens, bordas e preenchimentos de objetos;
- Formatação de listas como elementos de menu
- Propriedades de posicionamento de objetos
- Cantos Arredondados;
- Sombras (Caixas e Textos);
- Font - Face;
- Seletores e pseudo elementos

Criação de Animações e efeitos (JavaScript + JQuery) (44 Horas):
-JavaScript: Introducao a linguagem script; Declaracao de variaveis;Comando Option Explicit; Comparacao de formas de declaracao de variaveis; Tipos de dados declarados; Manipulacao de variaveis; Funcoes de conversao; Variavel ARRAY; Operadores e comparacoes; Objetos Javascript; Funcoes em JavaScript; Comandos condicionais e Controle de Looping; Tratamento de erros; Validacao de campos; Pop ups e alertas; Chamando outros arquivos script para a pagina atual
-JQuery: Definicoes e conceitos ; Query em conformidade com os Padroes Web; Caracteristicas da biblioteca jQuery; Instalacao do jQuery; Fundamentos jQuery; Funções-padrão e seletores jQuery; Funcoes-padrao jQuery; Seletores jQuery: Seletores simples ; Seletores compostos; Seletores ¡V Filtros basicos; Seletores de conteudo; Seletores de visibilidade Seletores de atributo; Seletores para formularios; Filtros para formularios;
-Metodos de manipulacao do DOM: Manipulacao de atributos gerais; Manipulacao do atributo class ; Manipulacao de conteudos HTML; Manipulacao de textos; Manipulacao de valores; Manipulação de conteúdos; Criação de elementos no DOM ;CSS e inspeção do DOM: Posicionamento;Largura, altura; Eventos; Efeitos: Efeitos basicos, Efeitos corredicos, Efeitos de opacidade, Efeitos personalizados, Encadeamento de efeitos;Funções utilitárias: Flags para agentes de usuário; Operações com arrays e objetos; Teste de função e objeto; Operação com string; Funções utilitárias personalizadas; Métodos para manipulação

Projeto de Design para internet (32 Horas):
-Bases das unidades temáticas anteriores.

Modelagem e Texturização 3D (52 Horas):
-Renderização.
-Manipulação de Shapes
-Otimização de Modelagem
-Os ambientes de trabalho do software e suas configurações
-Manipulacao de volumes 3D
-Modelagem inorganica
-Modelagem Organica
-Técnicas Avançadas de modelagem (Low-Poly e High- Poly)
-Tipos de pinturas e retoques em texturas;
-Aplicacao de efeitos especiais; Renderizacao

Escultura Digital (48 Horas):
-Contextualizacao do software ZBrush;
-Ferramentas de escultura, pintura e manipulação de objetos
-Criacao de esculturas digitais;
-Detalhamento e aplicação de texturas de superfície, materiais e luzes
-Renderizacao.

Animação 3D (Blender) (20 Horas):
-Animação por interpolação e keyframes
-Animação de Texturas
-Manipulando keyframes
-Animação sincronizada com som

Projeto Animação 3D (40 Horas):
-Criação de um ser humanóide animado

Gestão de Pequenos Negócios e Noções de Marketing (44 Horas):
-Comportamento Empreendedor
-Fluxo de caixa;
-Ponto de equilíbrio das contas de uma empresa
-Definição de empreendedorismo;
-Marketing;
-Mercado — relação entre oferta e procura de produtos ou serviços
-Calculo do lucro e prejuizo;
-4Ps do Marketing;
-Fatores que influenciam o crédito.
-A nova Era da Comunicação – Cibercultura
-O que e marca.
-Experiencia das marcas.
-Essencia da marca.
-Novo mundo da comunicacao.
-Novo horario nobre.
-Números da Internet, mundo e Brasil.
-As marcas mais valiosas.
-Definicao de branding
-A essencia da Internet.
-O Impacto da marca na Internet.
-Construindo a Presença Digital da Marca e Engajamento.

Ferramentas para produção e Edição de vídeo (48 Horas):
-StoryBoard: O que é um Storyboard; Origem do StoryBoard; Diferentes tipos de Storyboard (cinematográfico, publicitário, de apresentação e de filmagem); Decupagem; linguagem cinematográfica e representação gráfica: planos, lentes, movimentos de câmera, corte e edição.
-StoryLine; Conceito; Conflito Matriz; Os três pontos chave do conflito matriz; Desenvolvimento de uma StoryLine
-Introducao a ferramenta;
-Importação de imagens de arquivo, cortes de cenas
-Utilizacao da TimeLine;
-Transicao de Videos;

Efeitos Visuais (After Effects) (32 Horas):
-Workflow e workspace;
-Formatos, sistema, padrões e ingest;
-Composições de cena e técnicas de animação;
-Ferramentas de edição e manipulação
-Propriedades de efeitos e seus controles
-Finalização e exportação

Criação de Mídia (Adobe Media Encoder) (20 Horas):
-Formatos de arquivo que possuem suporte para importação
-Codificacao da Midia

Projeto produção de áudio/vídeo (40 Horas):
-Bases das unidades temáticas anteriores.

Prática supervisionada (100 Horas):
-Procedimentos técnicos vivenciados por profissionais da área.